Qual a diferença entre PRONATEC e SISUTEC?

As siglas são parecidas mas Pronatec e Sisutec são bem diferentes. Um dos pontos em comum é que ambos auxiliam o interessado a chegar em um curso e se tornar um profissional qualificado no mercado. Conheça cada um e quais seus diferenciais.

O que é Pronatec?

Pronatec é a sigla para Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. É o programa do Governo Federal para ofertar cursos técnicos gratuitos para a população de baixa renda, desempregada e sem formação profissional.

Em diversas cidades brasileiras são ofertadas vagas de cursos de curta duração com formação técnica. São aulas essencialmente práticas, com material didático gratuito também. O aluno não paga. A proposta do ministério da Educação é diminuir o índice de desemprego.

Os cursos podem ser de três tipos:

  • Concomitante – para estudantes do ensino médio cursarem os dois tipos de ensino e já entrarem no mercado de trabalho formado;
  • Subsequentes – para quem já concluiu ensino médio;
  • Profissionalizantes – para adultos desempregados.

Para se matricular no Pronatec é necessário procurar uma das sedes da instituição de cada cidade e realizar a matrícula. Ao longo do ano são ofertadas vagas em diversos cursos. Eles podem ser realizados em escolas públicas nas cidades brasileiras, do Senac, do Senai MG 2018 e outras unidades da mesma instituição e nos institutos federais.

O que é Sisutec?

Enquanto o Pronatec oferta os cursos, o Sisutec permite que o aluno tenha acesso a eles. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica é a plataforma criada pelo Ministério da Educação e Governo Federal para matricular estudantes nos cursos de ensino superior e técnico.

O funcionamento é fácil de entender. Anteriormente o estudante necessitava se deslocar até a unidade de ensino para fazer a matrícula, em um processo manual e passível de erros. Hoje ele utilizar a plataforma do Sisutec para a matrícula, acompanhar a sua classificação e saber se foi aprovado. 

O passo a passo do Sisutec é:

  • O estudante faz a prova do Enem e se cadastra no site oficial
  • O aluno faz a matrícula no começo do ano;
  • Concorre a duas seleções: a inicial e no segundo semestre;
  • Pode se matricular no fim do ano para um novo processo seletivo se não for selecionado neste ano.

Sisutec e Pronatec ajudam estudantes de baixa renda

Os programas do Governo Federal voltados para a educação possuem um propósito máximo: diminuir as disparidades sociais quando se trata de estudos no Brasil. Quem não pode pagar por seus estudos costumeiramente finalizada o período de sala de aula no ensino médio. Agora pode seguir adiante com certificação e diploma.

Enquanto o Pronatec auxilia com vagas em cursos gratuitos, o Sisutec ajuda na matrícula unificada permitindo igualdade até mesmo entre os estudantes do ensino público. Ele pode concorrer a uma vaga em outra cidade e realizar a inscrição na sua, fazendo a mudança apenas se for aprovado na plataforma.

Só podem ter acesso a tais benefícios quem realmente precisa, comprovando com documentação ter uma renda familiar abaixo de dois salários mínimos. Para os cursos do Pronatec de concluintes do ensino médio é necessário ser estudante de escola pública ou bolsista.