Como Solicitar Transferência de Curso no FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido pela sua sigla FIES, possibilita aos estudantes pagar a faculdade ou universidade apenas depois de formado. Outros diferenciais no programa também podem ajudar aos alunos como a transferência de curso, o que poucos sabem como fazer. Saiba mais!

como-solicitar-transferencia-de-curso-no-fies

Fazer a transferência do Curso no FIES

Após ser aprovado em seu cadastro e já com o FIES 2017 em andamento, o aluno possui o direito de mudar de curso sem perder o financiamento. O primeiro passo é obedecer ao prazo: é sempre entre os semestres universitários. A mudança de curso deve ser solicitada nos meses de junho e dezembro, nunca durante o semestre.

como-solicitar-transferencia-de-curso-no-fies-3

Algumas regras também são exigidas. O principal é estudar regularmente ao menos 18 meses no curso que se matriculou originalmente. A instituição para a qual deseja migrar também necessita ter conceito positivo no MEC e fazer parte do FIES e do FGEDUC (Fundo Garantidor de Operações de Crédito Educativo).

Passo a passo para Solicitar Transferência de Curso no FIES

O estudante deve primeiro acessar o site do FIES e fazer seu login com e-mail e senha cadastrados. Clique na opção de “Aditamento” e sem seguida em “Transferência Integral”. Agora é só preencher os dados da instituição que deseja estudar e o curso pretendido de acordo com as regras do fies. Caso seja o mesmo curso deve preencher também.

Preencha corretamente a data de desligado: a que deseja finalizar com a universidade ou faculdade atual e a data que deve começar na outra instituição de ensino. Grave os dados no sistema e imprima o comprovante gerado na sua tela optando pela opção PDF.

como-solicitar-transferencia-de-curso-no-fies-4

Agora é só ir até a agência bancária que assinou o contrato da primeira vez com seus documentos pessoais. Leve também o comprovante de transferência e solicite ao atendente do banco a transferência em seu contrato. Novos documentos devem ser assinados.

A partir dai é só aguardar o período de matrícula da nova instituição de ensino e levar seus documentos como fez da primeira vez ao se matricular. Não é cobrada qualquer taxa para isso mas o formulário deve ser preenchido corretamente. Em caso de erros a transferência de curso não será validada e é preciso esperar o próximo semestre para fazer a solicitação.

Vale a pena concorrer ao FIES?

A parceria entre MEC e Governo Federal tem uma boa proposta: ajudar estudantes a conseguir seu diploma pagando posteriormente por seus estudos. A princípio pode ser uma excelente ideia, mas é preciso avaliar com calma e muito cuidado.

Um dos principais pontos a levar em consideração é que o FIES apenas financia a mensalidade e matrícula do curso de instituição particular. Os custos de deslocamento, livros e outros materiais usados durante os estudos não. E infelizmente eles devem ser somados no orçamento do aluno para saber se terá condições reais de concluir o curso.

como-solicitar-transferencia-de-curso-no-fies-2

Finalizar os estudos de nível superior com uma dívida alta também pode não ser a melhor forma de iniciar uma vida profissional. Organização financeira pode ajudar neste ponto mas não é tudo. É preciso avaliar as reais condições de pagar a mensalidade ou o cenário não será dos mais agradáveis. Avaliar as possibilidades de pagamento antes de aceitar o contrato é importante.